Semana do Samba

Artise - Fotos

SEMANA DO SAMBA

CL recebe compositores do DF

Sambistas e compositores comemoraram a abertura da Semana do Samba em solenidade no plenário da Câmara Legislativa, na tarde desta última sexta-feira (2), quando se celebra o Dia Nacional do Samba.

“O ritmo é expressão cultural, tem a nossa identidade musical e está presente na vida dos brasilienses”, afirmou o autor da homenagem, deputado Lira (PHS).

“Devemos valorizar e divulgar o samba, especialmente os que fizeram história, como o compositor Manoel Brigadeiro”, acrescentou o distrital, que integra a Frente Parlamentar de Cultura Popular.

O cantor e compositor mais antigo de Brasília, Carlos Elias, foi um dos homenageados do evento. “O samba é patrimônio cultural brasileiro”, disse Elias.

De acordo com a secretária-adjunta da Mulher e da Igualdade Racial do Distrito Federal, Lucia Bessa, “o samba é mais que um ritmo, é a pluralidade do povo brasileiro”.

Músicos participantes do evento tocaram e cantaram sambas clássicos, como A Voz do Morro (Eu sou o samba), de autoria do compositor carioca, Zé Keti.

O deputado Ricardo Vale acompanhou as festividades realizadas pelo “Bloco do Samba do Peleja”, ao lado da rodoviária e não pôde estar presente na cerimônia, que contou com a presença de Dorival Brandão, Regina Fonseca e Sergio Mathias, assessores especiais do deputado.

O maestro Alex Paz, presidente da Artise (Associação dos Artistas de Sobradinho e Entorno) também esteve presente na comemoração e disse que, no ano em que se comemora o centenário do ritmo, devemos lembrar que o samba retrata a alma brasileira seja na dolência e poesia do samba-canção, seja na alegria do pagode e ou na contextualização do samba-enredo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *