Novidades para Artistas

Artise - Fotos

Editais da Secretaria de Cultura serão regionalizados

A contratação de músicos, bandas e espetáculos artísticos para as cidades do Distrito Federal, no ano em curso, se dará através de editais regionalizados nas regiões administrativas e não mais de forma centralizada na Secretaria de Cultura, como vinha ocorrendo até então.
A informação – considerada pelo deputado distrital Ricardo Vale como “extremamente” importante para os músicos e artistas de Sobradinho e outras cidades do DF – foi repassada pelo secretário de Cultura, Guilherme Reis; ao parlamentar em reunião entre os dois e a diretoria da Associação dos Artistas de Sobradinho e Entorno (Artise), no último dia 15, na Câmara Legislativa.
No encontro, o secretário esclareceu as novas diretrizes do Siscult – Sistema da Secretaria de Cultura que cadastra os artistas do DF – e garantiu que irá aproveitar muita coisa que já estava implantada, mas os cachês deverão sofrer revisão em função da necessidade do GDF ajustar suas despesas à atual realidade econômica.
Guilherme Reis garantiu que, até a próxima semana, será lançado um novo edital que vai assegurar a contratação dos artistas nas suas respectivas regiões e também com ajustes na navegação eletrônica do sistema. Melhorias que, segundo Alex Paz, presidente da Artise, tornam todo o processo mais democrático.
O presidente da Artise sugere que os artistas comecem a preparar logo documentação para estarem preparados quando edital for publicado. Alex Paz diz que, apesar de não concordar com alguns pontos, avalia que o novo edital trará muita coisa positiva e agradece ao deputado Ricardo Vale pelo apoio e esforço que vem oferecendo aos artistas.
Alex esclarece ainda que o Siscult não seleciona artistas, nem fixa o preço do cachê. “Estas decisões são tomadas a partir do que é exigido pelos editais, havendo casos que a escolha vem do gestor público, que segue o que determina o Decreto 34.577/2013 (que dispõe sobre a contratação de artista pela Administração Pública do Distrito Fedral)” explica o presidente.
Para o presidente da Artise, todos os artistas deveriam fazer seu cadastro no Siscult, uma vez que, para serem contratados pelo GDF, eles precisam da habilitação desse sistema antes de qualquer coisa.
Maiores informações na página http://www.cultura.df.gov.br, ou através do e-mail suporte.siscult@gmail.com.
José Edmar Gomes ( Jornalista e presidente do Conselho Fiscal da Artise)

data-recalc-dims="1" data-recalc-dims="1" data-recalc-dims="1"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *